LIGAS PELO MUNDO #PAQUISTÃO

A República Islâmica do Paquistão é um país localizado no sul da Ásia. Faz fronteira com a Índia, Afeganistão, Iran e o Oceano Índico.

Tornou-se independente da Índia e do Império Britânico em 1947, através do Pakistan Movement, movimento político que buscou a independência das regiões indianas cuja população era majoritariamente muçulmana, e subsequentemente, a criação de uma nação.

Esportivamente, o Futebol ocupa o terceiro posto entre os esportes mais populares no Paquistão, ficando atrás do Críquete e do hóquei sobre a grama.

Seu campeonato nacional teve início após a independência do país em 1948. Até 2004 funcionou no amadorismo, quando é criada a liga profissional.

Curiosamente, diversos campeões nacionais era, na realidade, seleções municipais e provinciais, não sendo, efetivamente, clubes institucionalizados.

O maior vencedor da competição é o P.I.A. (Pakistan International Airlines) com nove títulos, seguido pelo W.A.P.D.A. (Water And Power Development Authority) e a seleção da província de Punjab, ambos com oito títulos.

Campeões paquistaneses:
🏆9 P.I.A. (Pakistan International Airlines)
🏆 8 W.A.P.D.A. (Water And Power Development Authority)
🏆 8 Seleção de Punjab
🏆 6 Seleção de Karachi
🏆 5 K.R.L. (Khan Research Laboratories)
🏆 4 Pakistan Army
🏆 3 A.B.L. (Allied Bank Limited)
🏆 3 Seleção de Balochistan
🏆 2 Pakistan Railways
🏆2 Seleção de Sindh
🏆 2 C.T.M. (Crescent Textile Mills)
🏆 2 Seleção de Dhaka (Atual Bangladesh)
🏆 1 H.B.L. (Habib Bank Limited)
🏆 1 P.A.F. (Pakistan Air Force)
🏆 1 Seleção de East Pakistan (Atual Bangladesh)
🏆1 Karachi Electric
🏆 1 Seleção de Peshawar
🏆1 Seleção de Chittagong (Atual Bangladesh)
🏆 1 Seleção de Quetta

Outras notícias