O primeiro jogo da Seleção Brasileira

Você sabe qual foi o primeiro adversário da Seleção Brasileira de Futebol? Foi contra o modesto Exeter City, da Inglaterra.

A partida ocorreu no ano de 1914, nas Laranjeiras. Os ingleses tinham passado por excursão na Argentina onde jogaram 9 jogos em 14 dias. Antes de voltar para a Inglaterra, vieram em terras tupiniquins para descansar.

No Brasil, receberam e aceitaram um convite de Fluminense e Paysandu para realizar um amistoso contra o selecionado nacional da Federação Brasileira de Sports, que havia sido fundada um mês antes.

O primeiro combinado criado para jogar essa partida reuniu jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo, se tornando assim a primeira seleção brasileira de futebol.

Apesar dos ingleses serem profissionais e estarem na terceira divisão inglesa na época e o esporte ser amador ainda no Brasil, a garra brasileira venceu o tradicionalismo britânico por 2 a 0. É importante ressaltar que nossos jogadores não recebiam salários e tinham outros empregos.

Historiadores apontam que esse jogo serviu como uma espécie de autoestima nacional, onde os brasileiros começaram a se identificar com o que se tornaria o mais popular esporte do país.

Atualmente, o Exeter City disputa a English Football League Two, o equivalente à quarta divisão inglesa – a equipe nunca conseguiu chegar à Premier League.

Outras notícias