1896 – O ano em que Liverpool e City foram campeão e vice da Segundona Inglesa

 

Na última temporada, o Liverpool conquistou seu 19º título inglês, o primeiro da era Premier League, logo atrás, o Manchester City que foi vice campeão.

Contudo, não é de agora que City e Liverpool disputam diretamente títulos no futebol da terra da rainha. O Alterna hoje relembra uma batalha acirrada entre essas duas equipes pelo caneco da segunda divisão que ocorreu há 124 anos, no ano de 1896.

Os participantes da Segundona Inglesa e suas localizações – 1895/96

Contextualização do período.

A temporada 1895-96 marcava a quarta edição da segunda divisão inglesa, criada em 1892-93. O Liverpool retornava a divisão de acesso após terminar na lanterna da primeira divisão no ano anterior e perder os playoffs de descenso para o Bury FC. Por sua vez, o Manchester City ainda desejava conquistar seu espaço na divisão de elite, mas até aquele momento, só havia conseguido posições discretas na segunda divisão.

O campeonato.

Sendo o único time que havia descido da primeira divisão, os Reds iniciaram a competição mostrando a sua força vencendo os seus primeiros cinco jogos, com direito a três goleadas: 5×1 sobre Newcastle e Port Vale e 4×1 sobre o Burton Wanderers. Contudo, após essa arrancada, o Liverpool apresentou um período de instabilidade que englobou os meses de outubro e novembro de 1895.

Nesse período, os Reds disputaram 11 jogos, na qual tiveram êxito em cinco partidas, empataram uma vez e foram derrotados seis vezes, todas fora de seus domínios. Os destaques desta sequência, sem dúvidas, foram os confrontos frente ao Manchester United, seu arquirrival. Em Liverpool, os Reds passaram o trator, vitória de 7×1 sobre o Newton Heath, antigo nome do United. Já em Manchester, os diabos vermelhos revidaram: goleada por 5×2, sendo o revés mais pesado do Liverpool naquele campeonato
.
Após este período conturbado, os Reds retornaram aos trilhos, emendando dez vitórias seguidas, sendo metade delas por goleada, deixando claro que a sua disputa seria pelo título. Destaque para as goleadas de 10×1 sobre o Rotherham Town e 7×0 sobre o Burton Swifts, equipes que já não existem mais.

Melhores resultados do Liverpool na competição

Ao contrário do Liverpool, que passou por uma sequência de instabilidade, o Manchester City teve uma temporada mais equilibrada, com derrotas espalhadas ao longo da campanha e boas sequencias de vitórias. Iniciou o torneio com três vitórias seguidas até sofrer sua primeira derrota, e bem pesada, diga-se de passagem, uma goleada de 5×0 para o Grimsby Town, equipe que também despontava como candidata ao título.

Após essa goleada, o City venceu o Arsenal pelo placar mínimo e empatou o derby contra o United por 1×1. Após o derby, os Citizens emendaram 5 vitórias até sofrer outra goleada, 4×1 para o Burton Wanderers. Após a parada do final de ano, durante os meses de janeiro e fevereiro de 1896, os Sky Blues conheceram a sua maior sequência de triunfos no torneio, sete vitórias seguidas, com direito a goleadas sobre Newcastle, Crewe e Loughborough FC, 5×2, 4×0 e 5×1, respectivamente.

Melhores resultados do City na competição

Na reta final da competição, o City ainda sofre duas derrotas pesadas para Notts County, 3×0, e Newcastle, 4×1, revezes que complicaram o time na disputa pelo título, restando apenas a luta pelo playoff para o time azul de Manchester.

Confrontos direto entre as equipes.

Curiosamente, os confrontos entre Liverpool e Manchester City ocorreram, ambos, já no ano de 1896, sendo o primeiro deles logo no retorno da pausa de final do ano, no dia 01/01. Até aquele momento o Liverpool ocupava a liderança da competição com 27 pontos, já os Citizens estavam em terceiro com 24 pontos, mas com cinco partidas a menos que os Reds.

Tabela antes do jogo da ida entre City e Liverpool

O confronto se deu em Anfield, e puxado por sua torcida, o Liverpool não deu sopa ao azar e venceu o City por 3×1. O resultado permitiu o time vermelho se isolar um pouco na liderança, visto que o segundo colocado, o Burton Wanderers iria ser derrotado três dias depois pelo Darwen por 3×0, estacionando com 25 pontos.

Tabela antes do jogo da volta entre City e Liverpool

Já, o jogo da volta aconteceria no Hyde Road, em Manchester, e teria um caráter decisivo. Como não havia uma tabela de jogos fixa, o confronto seria o último jogo em disputa para o Liverpool, já para o City ainda restariam os confrontos frente Leicester e Notts County.

Os Citizens precisavam vencer se ainda almejassem o título, contudo, não foi o que aconteceu. Jogando em casa, o City empatou com o Liverpool por 1×1, dando adeus ao título

Os confrontos entre Liverpool e City.

Os Sky Blues ainda venceram os últimos confrontos e terminaram igualados em pontos com o Liverpool, mas acabaram sendo vice-campeões pelo número de vitórias, 22 contra 21.

Classificação Final

Playoffs de Acesso.

Finalizado o campeonato, Liverpool e Manchester City, campeão e vice da segunda divisão, foram disputar os playoffs de acesso. Na época não havia acesso direto, os dois primeiros colocados da segunda divisão tinham que enfrentar os dois últimos colocados da primeira divisão e vencer para conseguir subir.

Equipes que disputariam o Playoff naquele ano

No ano de 1896, esta fase sofreu uma modificação: ao invés de um confronto mata-mata, foi realizado um pequeno torneio na qual cada time da segunda divisão enfrentaria as equipes da primeira, em jogos de ida e volta. Os adversários seriam West Bromwich Albion e o Small Heath, o atual Birmingham City.

Embalado pela grande campanha na segunda divisão, o Liverpool não tomou conhecimento dos seus adversários. Na primeira rodada, recebeu o Small Heath e goleou por 4×0. Na partida de volta, em visita a Birmingham, ficou no 0x0. Já na segunda rodada, venceu a WBA por 2×0 em casa, perdeu pelo mesmo placar no jogo da volta. A derrota não foi muito relevante pois a vaga na primeirona já havia sido garantida.

Confrontos e tabela dos playoffs

Por sua vez, o City não se mostrou forte perante os times que vinha da elite. Na primeira rodada, empatou em casa contra a WBA por 1×1. Já a visita a West Bromwich não foi muito positiva… os Citizens foram atropelados pelo time da casa por 6×1. Na segunda rodada, os Sky Blues receberam e venceram o Small Heath por 3×0 e a chama da esperança ainda se mantinha acessa. Contudo, o jogo da volta foi ainda mais traumatizante, o Manchester City sofreu uma acachapante derrota de 8×0 frente ao time de Birmingham. Ao fim do minitorneio, o Liverpool conseguiu o acesso e a WBA permaneceu na divisão de elite.

A temporada de 1895-96 acabou sendo de sorrisos some para o time vermelho de Liverpool. O Manchester City somente conseguiu o seu primeiro acesso três anos depois, na temporada 1898-99.

Outras notícias